Blog em reforma. Novidades em breve!

45% completo

// //

Vegetarianismo

Comente!

Os benefícios de ser vegetariano

O vegetarianismo é um regime alimentar em que o sacrifício de vidas animais não pode fazer parte do cardápio, ou seja, quem é vegetariano não come carne e nem seus derivados, entretanto sua alimentação pode incluir leite, lacticínios, ovos e seus derivados (ovolactovegetariano). Existem vários motivos que levam alguém a ser vegetariano: saúde, questões econômicas (a alimentação sem carne sai bem mais em conta), defesa dos animais, ambientais, etc.

Curiosidade: “vegetariano” não se origina de alimentação vegetal, mas sim do latim (“vegetus”), significando “forte”; “vigoroso”; “saudável”.

Antes, acreditava-se que a prática do vegetarianismo traria riscos a saúde, que devido à ausência de carne o individuo teria uma alimentação “deficiente”, carente de zinco, ferro, nutrientes, vitamina B12, cálcio e principalmente a proteína. Atualmente podemos perceber o mito dessa afirmação, pois qualquer pessoa, seja vegetariana ou não, está sujeita a determinadas doenças causadas pela ausência desses nutrientes se ela não tiver uma alimentação balanceada. Qualquer tipo de regime tem que ter um acompanhamento de um especialista.

A alimentação vegetariana se planejada apropriadamente, faz bem a todos os estágios da vida: infância, adolescência, fase adulta e até na terceira idade. É uma dieta adequada, principalmente, para atletas.

Lembrando que cada indivíduo é único e por isso cada um tem um tipo de dieta adequada ao seu organismo, a sua forma de vida (fatores de ordem físico-fisiológica).

A dieta vegetariana é utilizada também no tratamento de doenças cancerígenas, cardiovasculares, osteoporose, doença renal, demência e entre outras. Outras vantagens de ser vegetariano é ter um índice adequado e baixo de massa corpórea (IMC), baixo índice de colesterol sanguíneo, taxa baixa de hipertensão, pele bonita... Isso ocorre graças a base da alimentação ter padrão baixo de gorduras saturadas e colesterol, ser rica em carboidratos complexos, fibras, magnésio, potássio, folato, substâncias antioxidantes (vitamina C e E).

O estilo de vida vegetariano é uma forma agradável e poderosa para se obter uma boa saúde. O padrão de refeições vegetarianas é baseado numa larga variedade de comidas que satisfazem, são deliciosas e saudáveis.

É fácil planear dietas vegetarianas que forneçam todos os nutrientes essenciais. Grãos, feijões e vegetais são ricos em proteínas e ferro. Vegetais de folha verde, feijão, lentilhas, nozes e frutos secos são excelentes fontes de cálcio. A vitamina D é normalmente produzida pelo corpo quando o sol incide na pele. As pessoas que se expõem regularmente ao sol não precisam em geral de obter vitamina D pela comida. As pessoas de pele escura ou que vivam a latitudes elevadas têm alguma dificuldade em produzir vitamina D durante todo o ano. Esta pode ser obtida de comidas enriquecidas. Algumas fontes são os cereais de pequeno almoço, leite de soja, outros produtos enriquecidos e suplementos de vitaminas.

A vitamina B12 é superabundante em comidas enriquecidas. Algumas fontes são os cereais de pequeno almoço, produtos de soja e leveduras. Embora a deficiência desta vitamina seja pouco comum, os veganos devem assegurar-se de que incluem uma fonte dela na sua dieta. Quando leres os rótulos procura pela palavra cyanocobalamin na lista de ingredientes. Esta é a forma em que a vitamina B12 é mais bem absorvida.

São inúmeras as vantagens de ser vegetariano, adote você também esse estilo de vida! Mas lembre-se de que é preciso ter um acompanhamento de um especialista. ;)





#ficadica




> Veja o Guia Vegetariano.