Resenha: The Host

a hospedeira de stephanie meyer

Mais um livro chegou à nossa coleção de resenhas, porém desta vez é um livro que em breve será muito mais comentado que antes: A Hospedeira, sim, o próprio da Sthephenie Meyer.

Confesso que inicialmente tive muita repulsão em relação ao livro por ser da Stephenie, a mesma autora da Saga Crepúsculo. Sim, eu li a Saga, mas acho que a mídia exagerou um pouco na colocação da obra. Enfim, contudo eu li o livro que traz um enredo bem distinto de Crepúsculo e para minha surpresa gostei bastante.

Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.


Fiquei muito empolgada com o início da história, apesar de ser lento e monótono em relação aos últimos capítulos. Na verdade, o começo é confuso, pois a autora é detalhista até demais e ela quer mostrar de fato que a Peregrina se sente deslocada em seu novo corpo, o que pode ser desmotivador para muitos. Caso comecem a ler o livro e pensarem em desistir, não o façam porque vale a pena ler a história completa!

O livro tem uma narrativa envolvente, alguns personagens legais e outros extremamente chatos, e também muitos altos e baixos no enredo. Porém o que mais me chamou atenção foi a reflexão provocada em relação ao comportamento humano que é a todo momento questionado.

É notável que Stephenie fez de tudo para que A Hospedeira fosse uma história emocionante. Para isso ela usou criaturas alienígenas denominadas de "almas" que se sentem na obrigação de restaurar a paz na humanidade e na Terra. Nesse quesito eu achei que a autora pecou muito. Enfim, até aí tudo bem alienígenas quererem invadir a Terra, mas Stephenie se contradisse demais ao defender seus pontos de vista. Ela tentou a todo momento estimular a reflexão nos leitores e em boa parte ela conseguiu, porém em outras nem se fala...

Peregrina (pra começar: que espécie de nome é Peregrina?!) é uma alma que assumiu o corpo de Melanie Stryder, uma humana de 21 anos considerada “selvagem” por ter resistido até os últimos minutos contra os alienígenas que estavam invadindo corpos na Terra para “restaurar a humanidade”. 

Porém, mesmo após Peregrina ter sido inserida no corpo de Melanie de vez por outros alienígenas, as lembranças de Melanie (Mel) continuaram a persistir com vigor. Com tantas lembranças ainda vívidas, Peregrina se apaixonou por Jared (amor da vida de Melanie). Então lá foi Peregrina atrás dele: Jared, o cara da vida de Melanie. Nessa busca por ele, tentaram diversas vezes matá-la, mas ela se enturmou com uma galerinha e conseguiu se safar. 

Após encontrar Jared, Peregrina e ele se desentendem diversas vezes, ele a ignora por ela não ser realmente a Mel... Somente essa parte é narrada em umas 350 páginas (lembrando que o livro tem 560!). Foi exatamente aí que eu comecei a abandonar o livro, só não o fiz isso porque depois eu li algumas resenhas falando que o final seria surpreendente.

O romance de Melanie com Jared foi sobrepujado por Ian, o típico bonitinho metido a gostoso que aparece no meio do romance pra mexer com a cabeça da mocinha. Agora eu me pergunto se a Stephenie ao dizer que A Hospedeira se tratava de um romance de dois corpos (lembrando que Peregrina e Melanie ocupavam o mesmo corpo) ela se referia à Peregrina, Melanie e Jared, ou a Peregrina, Melanie e Ian... Ok, um quarteto então?

No final, para minha surpresa, Stephanie conseguiu levar seu suspense até as últimas páginas. Particularmente, eu não eu encontrei nenhuma meta a ser alcançada realmente por Peg (apelido de Peregrina. Melhor ou pior?). O final é imprevisível, o que fez valer a minha leitura. Quer saber como foi? Então leia, oras ahaushauhsu.

Contudo, vale a pena ler o livro. Sim, vale a pena! Nos últimos capítulos a história é mais emocionante. Só não recomendo ler o livro se tiver em mente encontrar alguma semelhança com a Saga Crepúsculo.

A hospedeira não é inteiramente ruim, mas ao ler não tenha pretensões #ficadica.


Não sei se com vocês ocorre desta forma, mas eu particularmente odeio quando leio um livro que ninguém dava a mínima e em questão de segundos ele vira um filme acarretado de "fãs".


->Eu<- achei a Saga Crepúsculo um fracasso como filme. Além de ter fugido muito da história original, ao meu ver, os atores eram péssimos (sorry sociedade e fãzinhas u.u). A hospedeira, inicialmente, é muito complexo por ser narrado por dois locutores, porém isso nos telões certamente ficará mais fácil o entendimento. Contudo, eu não consigo imaginar A Hospedeira como filme, vejo somente o mesmo fracasso da Saga Crepúsculo apesar de ambas histórias serem totalmente distintas. A riqueza dos detalhes que a autora colocou no livro, pode ser muito prejudicada no filme... Mas temos também que considerar o fato de que filme é uma coisa e livro é outra bem diferente (é melhor!).


Enfim, para a alegria de alguns e decepção de outros, A Hospedeira vai virar, ou melhor, já virou filme. A estreia está prevista para o dia 23 de março deste ano.

Confiram o cartaz:



Quanto a você, já leu A Hospedeira? Não? Você leria ou assistiria o filme? E o que acha dessa ideia do livro virar filme? 

28 comentários

  1. Adorei tudo por aqui, e já estou seguindo, visita o meu e se gostar siga tb tá !! bjss
    http://www.mahmaquiagens.blogspot.com.br/

    ♥*´¨)*
    ¸.•*¸.•*´¨).•*¨)
    (¸.•´*(¸.•´*(.¸. • By Mah Dantas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada Mah! Poxa seja bem-vinda então ;)
      Abraços!

      Excluir
  2. KKKKKKKKKK que espécie de nome é Peregrina? Não estou muito animada para o filme, mas vou assistir antes de ler. Já ouvir falar muuuuuuuito nesse livro e estou curiosa, mas se eu ler antes e ver o filme, foi ficar meio broxada de raiva. Demoreeeei pra processar que a autora é a mesma do crepúsculo, por isso a sua comparação (tic tac tic tac)
    Beijos ♥

    Conspirantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mesma autora sim, acredita? *o*
      Bem capaz de ficar "broxada de raiva" mesmo se vc ler e assistir depois...
      Abraços!

      Excluir
  3. Ah eu li esse livro e não me arrependi, mt bom mesmo! Estou anciosa e cheia de expectativa para com o filme!




    Já está participando do sorteio?
    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/2013/02/conheca-loja-mega-formiga-sorteio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é boooom mesmo. Só não estou com expectativas de ver o filme, ainda mais depois que eu vi o trailer...

      Abraços o/

      Excluir
  4. Respira que lá vem bíblia!
    Você nem imagina o quanto fiquei surpresa com o fato de você ter feito uma resenha/opinião deste livro, sendo sincera, sou preconceituosa em relação á livros. Deixa eu explicar, costumo tirar conclusões muito precipitadas a partir do título, capa ou autor, ás vezes me surpreendo, outras não. No caso da hospedeira é mesmo por causa da autora, também li a saga crepúsculo (metade dela), para ter uma opinião minha sobre a saga, bem não gostei, mas não foram os piores dos piores livros que já li, só ruim mesmo. Quanto a hospedeira, por causa do filme, está começando todo um frisson na sala e todo mundo está começando a ler este livro, eu estou meio que decidindo se vou ou não lê-lo. Quanto aos livros que viram filme, tem prós e contras, depende do livro, da adaptação, por exemplo o filme O silêncio dos inocentes não deixa muito a desejar ao livro ambos excelentes, já outros por causa da adaptação perde muito dos personagens, etc..já estou divagando...Voltando ao teu post, ele me fez realmente ficar com vontade de ler o livro, me envolveu na história, e de repente cortou todo o meu barato, não contando o fim do livro e dizendo que pra saber tinha que ler o livro, descobri mais um aspecto da sua personalidade: a maldade com bons fins: ou boa maldade! kkkk
    Não digo que vá ler ou assistir ao filme, mas o post me fez ficar tentada!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respirei e li versículo por versículo ahsuah
      Odeio esse povinho que começa a ler algum livro só pra acompanhar modinha >.< já posso até imaginar aquelas fãzinhas idolatrando o cara que vai fazer o Jared ou o Ian...
      Enfim, não contei o fim do livro pra deixar um suspense no ar AHuahUAH -soquenao
      Mas considere isso como uma maldade boa (se é que existe)!

      Abraços!!!!!

      Excluir
  5. A capa é bem interessante e sinistra D:
    Adorei a postagem e o seu blog! Um amor mesmo.

    Vou voltar SEMPRE para visitar!

    Conheça meu blog de moda, decoração, unhas, opinião masculina, entrevistas, profissões e ideias criativas: http://reinventingstars.blogspot.com.br/

    Fan page: http://www.facebook.com/reinventingstars

    Retribuo comentários e seguidores!

    Um grande beijo,

    Carolina Maia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Carolina muuuito obrigada *-*
      Volte sempre sim!!!! Vou adorar te ver por aqui!
      Abraços!

      Excluir
  6. Eu li o livro pra falar a verdade não fiquei tão surpresa sabe aquele livro q vc imagina já o final? então esse foi assim.
    Eu quero muito ver o filme porque as vezes em filme a historia fica mais leve ou não mas eu quero ver sim o filme.

    Bela resenha você tem um opinião forte e verdadeira parabéns.
    Como já falei antes AMO teu blog

    Iara Kimi
    http://www.fragmentos-intensos.com/

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aown Kimi, você não sabe a alegria que eu estou agora de te ver por aqui!!!!

      Bem, vamos esperar pelo filme e ver no que vai dar ne? só não to criando muitas expectativas hehe

      Enfim, muitíssimo obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado, mesmo de coração!
      Mega abraços!

      Excluir
  7. eu li o livro já faz um bom tempo, bem quando lançou e estou surpresa por virar um filme, mas só de ver o trailer parece que irá superar minhas expectativas e que será muito bom!
    espero estar certa haha
    http://escritasdeverao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei um pouco surpresa por virar filme, mas eu já devia ter esperado por isso...

      Enfim, vamos cruzar os dedos e esperar que vc realmente esteja certa o/
      Abraços!

      Excluir
  8. Hey! Eu tenho o livro,mas só comecei a ler e não terminei,fiquei um pouco confusa,estou super ansiosa pra ver o filme! Espero que dê pra entender um pouco!
    Beijos,Bel
    http://www.dosetripla.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capaz que no filme certas coisas fiquem mais claras, como quando é a Peg quem está falando ou a Melanie.
      Mas não deixa de ler o livro! Qualquer dúvida pode contar comigo ;)
      Abraços!

      Excluir
  9. discordo em algumas coisas haha'
    eu li o livro e adoro ele, em nenhum momento achei ele entediante ou tive vontade de abandonar. Só que o final já era algo que eu pensava desde que ela foi parar nas cavernas, então não me surpreendeu tanto.
    Estou ansiosa pelo filme, e espero que eles sejam fiéis ao livro
    bjs

    http://dna-diferente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh não... o começo eu achei um pouco chato, demorou pra que algo acontecesse realmente. Ok, o final foi um tanto previsível, mas por se tratar da Stephenie Meyer me surpreendeu um pouco.
      Algumas coisas é bem capaz de ser fiel ao livro, mas duvido que seja bem na íntegra...

      Abraços!

      Excluir
  10. Oi, Adeisa! Eu tenho esse livro, minha irmã já o leu repetida vezes e sempre me conta a história. Estou super ansiosa para saber mais e assistir o filme.

    Beijos, Fernanda.
    www.meianoiteequinze.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioioioioioioi Fernanda!
      Como eu sou muito curiosa, achei esses dois sites que falam um pouco a mais sobre o filme, personagens, roteiro, etc. Caso queira dar uma olhada antes de o filme ser lançado, são esses dois:
      hospedeiros.com
      ahospedeira.com

      Abraços!!!

      Excluir
  11. Sinceramente comecei a ler mas não é o tipo de leitura que me agrada. Mas quero ver o filme! :)
    Beijos.

    Esfriou o Café!
    Facebook!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu odeio isso quando vou ler um livro cheia de expetativas e de repente não é nem metade do esperado... realmente é uma situação muita chata...

      Mas vamos esperar pelo filme ne?!
      Abraços!

      Excluir
  12. kkkkkkkkkk Peregrina?
    Muitas pessoas dizem que não devemos julgar o livro pela capa... Eu não sei bem... sei lá... Acho a historia até interessante, mas não o bastante para ler o livro... Prefiro ver o filme. Quando a gente lê o livro e depois vê o filme, pelo menos eu, fico indignadíssimo! Se o filme for bom, eu leio o livro. Fechado?

    http://www.guerranopapel.com/

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu geralmente leio antes de ver o filme e julgo o livro pelo capa kkk
      Dependendo eu também fico muito, mas muito indignada ... fazer o quê ne?!
      Ah! Fechado sim, com certeza k o/

      Excluir
  13. Acho que vc fez a resenha mt bom, colocando os pontos positivos mas ao mesmo tempo sem esconder negatividades. A história não me empolgou, a autora não me empolga e o filme, menos ainda. Agora, devido ao sucesso de crepúsculo, vão fazer filme de um outro livro de Meyer. grande porcaria, viu? Conheço amigos meus que escreveram histórias mais dignas de Hollywood.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxxaa... ganhei meu dia hoje!! Receber um elogio seu que escreve tão bem e que realmente domina as palavras não é pra qualquer um! Muito obrigada mesmo!

      Complicado isso... foi-se o tempo em que as telas tinham realmente filmes de qualidade :/

      Excluir
  14. Ainda não tive oportunidade de ler ele, ficou muito boa a resenha. Não havia nem lido sinopse, nem nada. Fiquei sabendo um pouco como é a história pois fui fazer um post de filmes que vão estrear esse ano, e com isso vi ele e fiquei até com vontade de ver. Parece surreal asjdaksd
    Adorei seu blog, de verdade. E por esse motivo já estou seguindo.
    Posso te esperar no meu?! Beijo

    shelikesrockn-roll.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obriga Zombie!
      A história é realmente surreal essa Stephenie viaja demais kk

      Seja muito bem-vinda e claro que você pode contar comigo!!!
      Abraços!

      Excluir